Origem da expo Liberdade de Ser.
- Taysa Helena
- 25 de set. de 2017
- 2 min de leitura
A exposição “Liberdade de Ser: Diversidade de Gênero e Orientação Sexual” surge no meio acadêmico da Escola de Museologia da UNIRIO para lançar nosso olhar sobre o universo LGBT+. Esta, que é uma Exposição Curricular, permite aos alunos participarem dos processos de montagem de uma exposição, desde a sua idealização até sua concepção, passando pela pesquisa, expografia, comunicação etc…
O processo da exposição começa no semestre anterior a ela, onde os alunos, cursando a disciplina de Comunicação III, definem o tema a ser abordado e dão início às pesquisas. No entanto, a exposição “Liberdade de Ser” nem sempre teve como o tema o universo LGBT+. Os temas citados pelos alunos foram:
Universo LGBT+;
Elza Soares;
Como o Passado Imaginou o Futuro;
Cabelos;
Arte imitando a Vida.
O tema vencedor foi Elza Soares, em que os alunos pretendiam homenagear a cantora, abordando sua vida e mostrando sua força e representatividade para com os pobres, negros, mulheres e a comunidade LGBT+. Os trabalhos e pesquisas já estavam a todo vapor quando a turma foi notificada que não poderia dar continuidade à exposição por motivos de direitos autorais.
Foi então preciso uma nova votação, e o vencedor foi o tema do universo LGBT+, o qual havia sido o segundo mais votado na primeira votação de temas.
O tema reacendeu a vontade da turma. Decidida a trazer visibilidade LGBT+, a turma se esforçou para trazer as várias formas do ser, no que tange a identidade de gênero e a orientação sexual, para promover o diálogo, a quebra de paradigmas e valorização da sua polêmica questão no âmbito acadêmico.
A exposição “Liberdade de Ser: Diversidade de Gênero e Orientação Sexual” quer mostrar que o mundo é diverso e que as pessoas têm todo o direito de serem quem elas são. Sem definir ou se encaixar, apenas SER...
Nossa exposição irá inaugurar no dia 08 de novembro de 2017, às 17 horas da tarde. E permanecerá aberta no período de 08 de novembro a 24 de novembro.
Esperamos vocês!
Comments