top of page

Representação da cultura LGBT+ nas mídias

  • Analu Lira Perdigão Dupret e Carina Tomaz Mesquita
  • 6 de out. de 2017
  • 4 min de leitura

Ao pensar na representação da cultura LGBT+, grandes nomes podem ser citados por suas lutas. No mundo contemporâneo, é através das mídias que se tem maior liberdade de expressão, onde é possível disseminar o que é entendido como cultura do movimento. É possível citar a militância, seja através de músicas ou ativistas com grande visibilidade.


Relacionando a cultura do movimento com as artes, há em todas as mídias uma forma de protesto. Ao analisar filmes, encontram-se diversos exemplos de películas que abordam a temática LGBT+. Um destes é o mais recente Moonlight, primeiro filme com a temática a ganhar o Oscar de melhor filme no ano de 2017. Como este, podemos citar outros que possuem diversas abordagens, mas sempre com o objetivo de quebrar estereótipos atribuídos ao movimento. O hollywoodiano O Segredo de Brokeback Mountain, que apresenta um casal gay formado por dois cowboys, é um dos mais citados, assim como o francês Azul é a Cor Mais Quente. Este último, no entanto, sofreu duras críticas pela sua abordagem fetichista dos relacionamentos e do sexo lésbico. Ao mesmo tempo em que luta-se pelo espaço do público LGBT+ nas mídias, também é preciso questionar a ideia da fetichização acerca das abordagens utilizadas. Prova disso é o crescente número de produções de filmes com conteúdo adulto.

O mesmo ocorre no mundo da música, onde diversos integrantes do movimento ganham visibilidade por tratarem questões de gênero e força por sua representatividade, e não pela exploração da sexualidade. Um dos mais representativos no Brasil é a drag queen Pabllo Vittar, dona de hits musicais que embalam e agregam cada vez mais status ao movimento. A história das drag queens é difusa e carente de grandes referências para consulta e é geralmente associada à história do teatro. Pabllo é a primeira drag brasileira a ganhar enorme destaque no mundo da música, tendo realizado até parceria com a banda internacional Major Lazer.

Ao falarmos de música e do universo gay, não temos como deixar Madonna de fora. Ela recebeu o título de “diva dos gays” por sempre militar a favor dos direitos LGBT+ e sempre que podia (e pode) causa alguma polêmica para trazer atenção ao preconceito. Em 1990, trouxe aos palcos a dança “Vogue”, que era estereotipada como um estilo próprio de negros gays, mostrando que a dança não era do gueto e sim de todos. Em 2016, falou abertamente em um show na Rússia das leis homofóbicas que o país tem. Por conta disso, recebeu xingamentos e ameaças das autoridades. E, é claro, o momento memorável onde ela beijou Britney Spears no MTV Video Music Awards em 2003, que na época namorava Justin Timberlake. No final, também beijou Christina Aguilera ao som de “Like a Virgin”.

Vários estudos já comprovaram que a ficção nos ajuda a entender quem somos ao oferecer personagens com quem nos identificamos. Tentando desfazer-se da ideia de que a exibição de imagens que tratam o tema possa influenciar a mentalidade de crianças, estas questões vêm ganhando exposição através de mídias onde o assunto é abordado de forma diferenciada e direcionada ao público infantil.

O desenho animado “Star vs. as Forças do Mal”, exibido pelo Disney Channel, exibiu em 2017 a primeira cena de beijo homossexual em uma animação. Antes deste, o canal Cartoon Network já havia retratado dois casais LGBT+ em desenhos diferentes: Hora da Aventura contava com o casal formado por Marceline e Princesa Jujuba e Steven Universo, com Rubi e Safira, que formam um casal de lésbicas. “Não se pode esperar até que as crianças já estejam adultas para deixá-las saber que pessoas LGBT existem”, declara Rebecca Sugar, criadora da série Steven Universo.

Marceline e Princesa Jujuba

Rubi e Safira

É importante lembrar que os atos de militância não se restringem a um público seleto e que a ideia do movimento é justamente a busca por aceitação diante de todos os públicos. Nas novelas onde o público é muito grande e diverso, tem-se personagens icônicos e memoráveis como:


Felix (Matheus Solano), personagem gay em Amor a Vida (2013-2014)

Ivan (Carol Duarte), personagem trans em A Força do Querer (2017 - ainda no ar)

Visky (Rainer Cadete), personagem bissexual em Verdades Secretas (2015)

Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller) em Em Família (2014)


Podemos citar também a Arte Queer, movimento da década de 1980 conhecido pela abordagem de questões relacionadas à homossexualidade, que vem retornando com extrema força como um dos principais meios de militância na luta LGBT+. Mas este é um tema para um dos próximos posts de nosso blog. As várias manifestações do universo LGBT+ nas mídias dão cada vez mais força ao movimento. O grande alcance de público através das novelas, filmes, músicas etc, possibilita o conhecimento da causa e o reconhecimento de artistas que lutam pela quebra de estereótipos e contra o preconceito. É um espaço importante e mais do que necessário no cenário de intolerância atual, que certamente possibilitará cada dia mais a aceitação e inclusão do público LGBT+ na sociedade, exercendo a sua Liberdade de Ser.

Referencias:

http://ladobi.uol.com.br/2016/06/rebecca-sugar-steven-universe/

http://igay.ig.com.br/2016-08-17/diva-gay-madonna.html

http://cultura.estadao.com.br/blogs/radar-cultural/wp-content/uploads/sites/97/20

Imagens:

Figura 1:

http://images2.fanpop.com/images/photos/4700000/Ennis-Jack-brokeback-mountain-4727112-500-313.jpg

Figura 2:

http://cdn01.cdn.justjared.com/wp-content/uploads/headlines/2017/07/lazer-sua-cara.jpg

Figura 3 (Gif):

http://static.celebuzz.com/uploads/2013/08/12/Madonna-Britney-VMA-Kiss-GIF3.gif

Figura 4:

https://s2.glbimg.com/_w9TJD2QWd8Y605KbCMXJsQTitI=/0x0:768x431/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/X/A/OgBBuaTr22ehzAq27Q6Q/beijo-disney.jpg

Figura 5 (Gif):

http://garotasgeeks.com/wp-content/uploads/2014/08/marceline-e-princesa-jujuba.gif Figura 6:

http://ladobi.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/ruby-sapphire.jpg

Figura 7:

http://famosos.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/o-personagem-felix-da-novela-amor-a-vida-5/O-Personagem-F%C3%A9lix-da-Novela-Amor-%C3%A0-Vida-13.jpg Figura 8:

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2017/09/ivana.jpg Figura 9:

http://3.bp.blogspot.com/-FMu-UxKfTHM/Va8onxL4KsI/AAAAAAAALOE/mBTBZKi_0Ks/s1600/esmaltes-verdades-secretas-visky.jpg

Figura 10:

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Clara_Marina2.jpg

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page