Paradas Gays ao redor do mundo
- George de Abreu, Jessica Dimitriou e Juliana Reis
- 16 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Após os confrontos em 28 junho de 1969 dentro do bar Stonewall Inn no bairro nova iorquino de Greenwich Village, os homosexuais e os transgêneros perceberam que aquilo não poderia parar por ali e que tinham que continuar suas lutas. Assim, após um ano, 10 mil pessoas se mobilizaram em frente ao bar e realizaram uma marcha que virou tradição. Desde então, a data é celebrada como o Dia do Orgulho Gay no mundo.
Hoje, 48 anos depois, as paradas gays cresceram, se espalharam e já levaram cerca de 4 milhões de pessoas às ruas, para celebrar o ser, o amor e lutar por seus direitos. Hoje mostraremos à vocês as 4 PARADAS GAYS MAIS FAMOSAS DO MUNDO.
1 . Parada LGBT (São Paulo - Brasil)

Conhecida como a maior parada do mundo, em 2011, bateram um recorde de 4 milhões de participantes na Avenida Paulista se tornando a maior do mundo. Em 2016, a parada contou com cerca de 2 milhões de pessoas além de, 17 trios elétricos, mas o mais interessante, foi a gravação da série ´´Sense8`` em plena parada.
2 . San Francisco Pride (São Francisco - Estados Unidos da América)

Uma das celebrações do Orgulho Gay mais conhecidas do planeta acontece na cidade de São Francisco nos EUA. A tradição teve início em 1970, quando apenas 30 pessoas marcharam. Em 2015, a parada, que reuniu quase 2 milhões de pessoas e mais de 200 alegorias, agregou à esta a comemoração da legalização entre pessoas do mesmo sexo.
A parada gay acontece no último domingo de junho e é organizada por diferentes grupos, dando espaço a cada representação da comunidade LGBT para apresentar suas reivindicações e mostrar as lutas particulares de todos os participantes. As Dykes on Bikes (lésbicas de moto) são um dos símbolos do movimento.
3 . Canal Parade Amsterdam (Amsterdã - Holanda)

A capital da Holanda foi a pioneira na Europa a oferecer locais destinados ao público LGBT+. É, com certeza, uma das paradas mais inusitadas do mundo. Ao invés de usarem as ruas para celebrar o amor de todos os gêneros e a liberdade de expressão, os participantes sobem a bordo de barcos coloridos e decorados, e também de carros alegóricos, e navegam pelos canais da cidade. As celebrações do Orgulho Gay acontecem entre os meses de julho e agosto, com manifestações e festas nas principais discotecas da cidade. O primeiro sábado de agosto é o dia da grande parada, quando todo mundo vai às ruas, crianças e adultos, para festejar com muita música e ver os barcos enfeitados especialmente para o evento.
4 . Tel Aviv Pride Week (Israel)

A Parada do Orgulho Gay de Tel Aviv é o maior evento da Ásia e do Oriente Médio, e um dos maiores desfiles do mundo. Com excelentes praias e ótimo clima,Tel Aviv tem se tornado o destino preferido dos gays. Ela acontece desde 1993, é a única parada do orgulho no mundo que é patrocinada inteiramente pela prefeitura. Nos últimos anos, Tel Aviv aumentou significativamente seus investimentos para promover o turismo na.
Este ano, a comunidade LGBT+ da cidade escolheu um tema que reafirma seu apoio à atmosfera diversificada e inclusiva que levou Tel Aviv a ser apelidada de "a cidade mais alegre do mundo" pelo The Boston Globe e "a capital gay do Oriente Médio" pela revista Out. Também houve a presença de um desfile chamado: "Let it B" cujo foco foi a visibilidade bissexual, sendo o primeiro desfile do mundo em grande escala de orgulho gay para celebrar o tema da bissexualidade.
O movimento LGBT vem ganhando força no Brasil. Todavia, sempre há um longo caminho pela frente. Por trás dos trios elétricos e do arco-íris estampado nas bandeiras e balões, existe um vermelho representando o sangue pelas dezenas de homossexuais assassinados no mundo. A purpurina reluz nas Paradas do Orgulho LGBT, mas a zombaria, a chacota, o abandono familiar e a violência mutilam a cidadania de milhares de homossexuais cotidianamente sem que ninguém se comova.
Uma vez, o escritor Ernest Gaines fez a seguinte pergunta: “Por que é que, culturalmente, nós nos sentimos mais confortáveis vendo dois homens segurando armas do que dando as mãos?”. E, infelizmente, até hoje temos que nos perguntar até quando permitiremos que a violência seja mais importante que o amor?
Referencia:
Stonewall Inn: o bar que mudou a história do movimento gay
http://igay.ig.com.br/2014-06-28/stonewall--o-bar-que-mudou-a-historia-do-movimento-lgbt.html
17ª Parada de Orgulho LGBT do Rio: ‘Coração não tem preconceitos. Tem amor’
https://www.geledes.org.br/17-parada-de-orgulho-lgbt-do-rio-coracao-nao-tem-preconceitos-tem-amor/
"Rebelião" em 1969 nos EUA marca início do movimento LGBT
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/rebeliao-em-1969-nos-eua-marca-inicio-do-movimento-lgbt,90083d0eda2ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
As paradas LGBT mais famosas do mundo
https://caianomundo.ci.com.br/as-paradas-lgbt-mais-famosas-do-mundo/
Parada Gay: do arco-íris ao vermelho-sangue
https://www.geledes.org.br/parada-gay-do-arco-iris-ao-vermelho-sangue/
Revolta de Stonewall de 28 de junho de 1969 – a origem do Dia do Orgulho LGBT
http://igay.ig.com.br/colunas/coluna-do-pomba/2017-06-28/stonewall-orgulho-lgbt.html
A Batalha de StoneWall: marco do movimento LGBT
http://www.esquerda.net/dossier/batalha-de-stonewall-marco-do-movimento-lgbt/17046
Parada Gay: do arco-íris ao vermelho-sangue
https://www.geledes.org.br/parada-gay-do-arco-iris-ao-vermelho-sangue/
Foto da Capa:
https://caianomundo-prod.imgix.net/2016/07/CI_Blog6.png?auto=compress%2Cformat&fit=scale&fm=png&h=457&ixlib=php-1.1.0&w=740&wpsize=gridlove-single
Foto 1:
https://viajabi.com.br/wp-content/uploads/2016/01/parada-lgbt-2016.jpg
Foto 2:
http://revistaviag.com.br/wp-content/uploads/2016/06/pride-legato-photography.png
Foto 3:
https://s3.amazonaws.com/static-caianomundo-prod/2016/07/CI_Blog5.png
Foto 4:
https://972static-rsvpteamltd1.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2015/06/Pride-flags.jpg
Comments