Comportamento Homossexuais em Animais
- Taysa Helena
- 19 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Alguns podem considerar que ser homossexual não é natural, que só existem homens e mulheres, e que isso é uma invenção do ser humano. No entanto, já foram observados comportamentos homossexuais em diversas espécies de animais por todo mundo.

Um dos primeiros livros que trouxeram essa temática foi o Biological Exuberance, de Bruce Bagemihl, publicado em 1999. O qual trouxe vários exemplos de relações homossexuais em uma grande variedade de espécies.
Já foram observados comportamentos homossexuais em cerca de 1.500 espécies, tanto entre machos como entre fêmeas, de insetos a mamíferos, de hábitos sociais ou solitários. Tais relações passaram a ser pesquisadas pelos cientistas, que procuravam entender a origem e os motivos desses comportamentos. Uma espécie que mais é observada nesse tipo de pesquisa é o bonobo, também chamado de chimpanzé-anão, o qual tem uma vida sexual muito ativa.
Nessa espécie as fêmeas esfregam os órgãos genitais umas das outras enquanto os machos montam e acariciam outros machos. Os motivos e explicações para esses comportamentos são diversos, como por exemplo: para resolver tensões sociais no grupo ou para garantir proteção de um membro mais forte.

Uma notícia correu em 1998 sobre o zoológico do Central Park em Nova Iorque, onde dois pinguins machos, Roy e Silo, nativos da Antártica se uniram, acasalam entre si e construíram um ninho. Ao observar o casal, o zelador do zoológico na época, Robert Gramzay, pegou um ovo de um casal de pinguins do sexo oposto, que não estavam conseguindo chocar, e deu ao casal do mesmo sexo. Os dois chocaram o ovo, e cuidaram juntos do filhote da mesma forma que um casal heterossexual faria.
O psicólogo Paul Vasey, da Universidade de Lethbridge no Canadá, estuda os macacos japoneses, que durante o período de acasalamento de inverno, os machos não disputam apenas com outros machos, mas também, com fêmeas. Elas sobem em cima da parceira e estimulam seus genitais esfregando na outra, permanecendo juntas por semanas inclusive para se protegerem de rivais.

As razões, então levantadas pelos cientistas, vão desde resoluções de tensões sociais a união para proteção de filhotes, como também proteção, preservação da função sexual e por simples preferência. Ainda, vários fatores podem vir a aumentar a probabilidade de ocorrerem relações homossexuais, inclusive nos humanos, como o estresse e a menor oferta de parceiros de sexo oposto.
Não se pode dizer, entretanto, que um animal é homossexual e sim que apresenta um comportamento homossexual. Já que, este animal pode vir a ter relações com sexo oposto em outros momentos em sua vida. O sociólogo Eric Anderson da Universidade de Bath, Reino Unido, fala que os animais não possuem uma identidade sexual e que “As categorias gay e heterossexual são construídas social e culturalmente pelos seres humanos”.
Referencia:
O mistério da homossexualidade em animais http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150211_vert_earth_animais_homossexuais_ml
Sem preconceitos http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/sem_preconceitos.html
20 ANIMAIS QUE APRESENTAM COMPORTAMENTOS HOMOSSEXUAIShttps://www.megacurioso.com.br/animais/99489-20-animais-que-apresentam-comportamentos-homossexuais.htm
Casal gay de pinguins está junto há 10 anos e adota filhote rejeitado por fêmeahttp://razoesparaacreditar.com/animais/casal-gay-pinguins-adota-filhote/
Foto Capa: http://razoesparaacreditar.com/wp-content/uploads/2017/08/capaping.jpg Foto 1: https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51iQljVcw0L._SX319_BO1,204,203,200_.jpg Foto 2: https://ichef.bbci.co.uk/news/ws/624/amz/worldservice/live/assets/images/2016/03/28/160328171431_bonobo_carinho_640x360_alamy_nocredit.jpg Foto 3: http://www.vancouversun.com/travel/cms/binary/7668953.jpg?size=640x420
留言